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Músicas ‘chiclete’, transições de vídeo mirabolantes e produções cheias de estilo: o TikTok reúne todas essas categorias em conteúdos virais, responsáveis pelo estrondoso sucesso do aplicativo. Além de conquistar a atenção dos espectadores na tela do celular, o TikTok rompe as barreiras virtuais ao lançar tendências de comportamento, moda e beleza que alcançam o dia a dia dos usuários e da população em geral.
Lançada em 2017 pela empresa Chinesa ByteDance, a plataforma é focada na produção de vídeos curtos e com fundos musicais, e ganhou força em todo o mundo com o distanciamento social exigido por conta da Covid-19, chegando a 1 bilhão de cadastros ativos em 2021, de acordo com anúncio realizado pela própria criadora. De ‘challenge em challenge’, o TikTok estabelece novos gostos e temperamentos de consumo, principalmente entre os jovens.
De acordo com Vanessa dos Santos, analista de marketing de influência, é perceptível a forma com que o TikTok vem direcionando padrões de comportamento, o que se propagou também na relação entre marcas e digital influencers. “Não foram só tendências que surgiram na plataforma, mas também muitos talentos que, hoje, produzem excelentes publicidades”, afirma. “Acredito que o humor, música e arte são os principais fatores que ajudaram o app a ganhar fama. É notório que o TikTok está em alta e prosperando, e a concorrência não consegue derrubar sua popularidade”.
Deisi Remus, 38, é criadora de conteúdo há mais de 10 anos e, por meio de seu perfil no TikTok, viu surgir diversas trends de beleza e moda que ganharam o gosto popular. “Praticamente todas as tendências atuais, sejam elas de beleza ou moda, surgiram por causa do TikTok, você pode ter certeza disso”, garante. “Posso citar a sobrancelha mais natural, o delineado gráfico, as sardas fakes… Mas o que vamos começar a ver mais agora é o destaque dos olhos, com makes e delineados coloridos, no melhor mood festa”.
Os pigmentos cromados e o brilho – seja ele em glitter ou lantejoulas – também são destaques do aplicativo que já começam a ganhar as ruas, e sua fama tende a aumentar com a reabertura de clubes noturnos e festas. Deisi revela que ela própria não tem medo de se arriscar e é adepta das trends lançadas no TikTok, já que está sempre de olho nos conteúdos estrangeiros que, normalmente, antecipam o que vai se tornar tendência nacional. “É engraçado que, quando ainda não têm muitas pessoas apostando na trend, o público acha um pouco estranho, mas depois que começam a ver mais pessoas usando, acabam se acostumando e a ideia vira moda”, conta.
Com o sucesso refletido em números e grandes empresas cada vez mais ‘de olho’ na plataforma para promover seus anúncios, o TikTok pode representar o futuro das redes sociais e do modelo de consumo padrão, principalmente para as novas gerações. Deisi não esconde sua predileção pelo app. “O TikTok é o futuro! Você pode ser uma pessoa não influenciadora por lá e, sem pagar, ter um vídeo que viraliza com milhões de visualizações. Acredito que a oportunidade é para todos, e por isso o TikTok vem crescendo tanto”, diz. E deixa a dica: “Quem ainda não está na plataforma está perdendo tempo!”.
Aposte nas tendências do TikTok:
por Mariana Requena