Danny Cosméticos > Conteúdos Especiais > Aromaterapia é alternativa natural para manutenção do bem-estar. Encontre na Danny.
15.09.2021

Aromaterapia é alternativa natural para manutenção do bem-estar. Encontre na Danny.

Aromaterapia é alternativa natural para manutenção do bem-estar. Encontre na Danny. - Blog Danny Cosméticos

Oficialmente desenvolvida em 1928 pelo químico francês René Maurice Gattefosse, a aromaterapia é, na verdade, uma das mais antigas técnicas utilizadas pela humanidade para o combate de doenças, promoção do bem-estar e fortalecimento das defesas do corpo e mente por meio do uso de óleos essenciais. Atualmente objeto de estudo de diversas áreas da ciência, como a psicologia e a neurologia, essa terapia remonta milênios, com registros do uso medicinal das flores e plantas por poderosos impérios, entre eles os antigos egípcios, gregos e romanos.

De acordo com Sâmia Maluf, psicóloga e precursora na abordagem da técnica no Brasil, em 2000, com a criação de sua marca própria – a BySamia -, a aromaterapia é uma excelente ferramenta para tratamento da mente, saúde e beleza. “As plantas utilizam seus aromas para beneficiarem-se, seja com a atração de insetos polinizadores, ou afastando pragas e predadores. Foi a partir da observação dessas dinâmicas que os humanos passaram a utilizá-las para a saúde, obtendo resultados surpreendentes ao longo da história”, explica. A linha de tratamento natural, agora, faz parte do portfólio da Danny Cosméticos e está disponível no site, com envio para todo o país.

A aromaterapeuta conta que seu interesse pelas receitas e métodos naturais se iniciou ainda na infância, influenciada pelo pai, libanês, e a mãe, lituana, que utilizavam ervas, frutas e outros ingredientes caseiros para tratar resfriados, mal estares, e até mesmo para cuidar da pele. Na juventude, trabalhou como modelo, estampou capas de importantes revistas, e teve a oportunidade de viajar o mundo ao lado do marido, visitando SPAs em locais como Bali, Havaí e Tailândia, que já empregavam amplamente as técnicas aromaterápicas nos anos 80.

Sâmia Maluf é precursora do movimento no Brasil e defende os benefícios da aromaterapia. (Foto: Divulgação)

Após décadas de estudo e utilização dos óleos essenciais aliados ao tratamento psicológico de seus pacientes, Sâmia fundou sua marca e difundiu a BySamia pelo país. “A ideia inicial era ser uma marca pequena, para atender apenas meus pacientes, mas o sucesso foi tamanho que decidi estender a venda dos produtos ao público em geral, inicialmente por meio de palestras em universidades e renomados hotéis”, relembra. “Considero infindável o papel e poder do uso dos óleos essenciais, e tenho orgulho do respeito e responsabilidade com os quais a BySamia desenvolve seu trabalho”.

Aromaterapia no dia a dia

Com a evidência da aromaterapia após as descobertas de René Maurice Gattefosse, o interesse pelos tratamentos naturais espalhou-se pelo mundo e alcançou estudiosos de diversas áreas, desde à psiquiatria à indústria cosmética. Atualmente, o movimento conhecido como ‘slow beauty’, nascido nos Estados Unidos, busca diminuir o consumo de produtos industrializados, substituindo esse mercado pelo uso de cosméticos naturais e veganos, o que fez com que a aromaterapia ganhasse força outra vez.

Confira os óleos essenciais mais populares e seus benefícios para a saúde, beleza e bem-estar:

1. TEA TREE (MELALEUCA)

Extraído da tea tree, uma planta originária da Austrália, esse óleo essencial é um poderoso antiviral, antibactericida e anti-inflamatório, podendo ser usado para tratamento de doenças respiratórias e terapias estéticas contra acne, caspa e dermatites. É ideal para ser utilizado em massagens, inaladores e difusores, mas não deve ser ingerido.

2. LAVANDA

Item indispensável nos estudos de René Maurice Gattefosse, foi este o óleo essencial utilizado pelo químico francês em 1920 para tratar uma queimadura de terceiro grau em sua mão e antebraço, que poderia ter levado à amputação do membro por meio medicina convencional da época. A lavanda tem propriedades calmantes e relaxantes, constituindo-se como aliada em tratamentos contra depressão e insônia.

3. MANJERICÃO

Considerado uma planta sagrada na Índia, o manjericão é amplamente utilizado na medicina ayurveda. O uso de seu óleo essencial é indicado para tratamentos de rinite e sinusite, além de ser um ótimo reparador físico e mental.

4. TANGERINA

Apreciada pelo sabor e aroma, a tangerina também conta com diversas aplicações terapêuticas. Seu óleo pode ser utilizado como aliado no processo de perca de peso – pois atua como uma poderosa ação solvente de gordura -, assim como estimulante, detox e estimulador digestivo.

5. LEMONGRASS (CAPIM-LIMÃO)

Uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional da América do Sul e um ingrediente estimado na culinária asiática, o lemongrass, na forma de óleo essencial, pode ser usado para tratar dores de cabeça, abdominais, problemas estomacais e reumáticos. Também é um excelente hidratante e adstringente para a pele.

Acesse o site da Danny e confira mais opções de tratamentos naturais e aromaterápicos BySamia.

por Mariana Requena

Comentários
Compartilhar