Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
O dia 26 de julho, no calendário do estado de São Paulo, é marcado por uma comemoração cheia de significado: o ‘Dia do Orgulho Crespo’. Essa data tem o objetivo de valorizar a beleza natural das pessoas com fios crespos e cacheados, além de fortalecer a mensagem de que é preciso deixar para trás padrões estéticos que não sejam inclusivos.
Por muito tempo, os cacheadas foram reféns de alisamentos e chapinhas para se encaixarem no que era considerado ‘padrão de beleza’, principalmente nos anos 2000. Isso, felizmente, ficou no passado, e hoje grande parte dessas mulheres exibem seus cachos com orgulho.
Cada cacheada guarda suas próprias dicas para cuidar e finalizar os fios, e dessa forma conseguem diferentes efeitos, como volume ou definição. Nada melhor do que aprender direto ‘na fonte’, e por isso entrevistamos quatro cacheadas convictas que revelam os segredos de seus cabelos.
“Gosto dos meus cachos bem definidos, mas sem volume na raiz, por isso utilizo alisamento químico apenas nessa faixa do cabelo. Lavo os meus fios de duas a três vezes por semana e sempre utilizo uma máscara de tratamento. No momento, tenho usado bastante a Absolut Repair, da L’Óreal.
Não seco totalmente os cachos, apenas retiro o excesso de água com uma toalha de algodão, e finalizo com a fitagem, processo que demora cerca de meia hora. Para esse passo, gosto muito do creme para pentear Super Leve, da Salon Line, ‘produtinho’ que facilita muito o meu day after. No dia seguinte à lavagem, apenas umedeço os fios com o spray memorizador Day After, da Soul Power. Assim, garanto cachos definidos até a próxima lavagem”.
“Gosto dos meus cachos definidos, mas também não abro mão do volume. Para conseguir esse resultado, faço a finalização dos fios utilizando uma mistura de um pouco de gelatina capilar, para definição, com uma parte maior de creme para pentear, produto que garante mais volume. Uso sempre o Curly On Cream, da Soul Power. Faço a fitagem com meu cabelo úmido e, após isso, deixo secar naturalmente.
Repito a lavagem dos cachos cerca de três vezes na semana. Em duas delas uso máscaras de hidratação, e na outra utilizo outra para reconstrução – uma necessidade que sinto nos meus fios, os quais são bastante porosos”.
“Sou fã dos fios volumosos, com maior intensidade na raiz. Para isso, sempre seco o meu cabelo com uma camiseta de algodão, amassando de baixo para cima. Esse processo mantém a umidade dos cachos e evita o frizz. Em seguida, finalizo com uma mistura de creme para pentear e a gelatina líquida Cachos da Onda, da DaBelle.
Meus cachos são descoloridos, por isso têm uma necessidade ainda maior de nutrição. Busco por produtos que tragam óleo de coco na composição, e não abro mão do uso de protetor térmico quando vou secar os fios com secador. Quando retoco a cor, o cabelo tende a perder um pouco da definição dos fios, mas é algo momentâneo e que logo consigo recuperar com cuidados diários”.
“Passei pelo processo de transição capilar, um período muito difícil e que durou mais de um ano. Sempre fiz relaxamento na raiz, para controlar o volume, e uso até hoje. Em uma das vezes que fiz esse processo, provavelmente porque eu tinha resquícios de descoloração nos fios, os meus cachos alisaram muito.
Decidi usar progressiva ‘de uma vez’, mas não me identifiquei com o cabelo alisado, que exigia muita manutenção. Deixei crescer e, quando chegou em um bom tamanho, realizei o big chop (‘grande corte’, em tradução livre) para eliminar as pontas lisas.
Hoje, com meus cachos naturais, tenho como principal cuidado o uso de máscaras de tratamento. Minha preferida é a Mask Cachos, da Knut. Para manter a definição dos meus fios, que têm uma curvatura bem pequena, faço a finalização com o ‘baratinho’ creme capilar Vinagre de Maçã, da Skala. Penteio apenas com os dedos e deixo secar naturalmente”.
Para celebrar o ‘Dia do Orgulho Crespo’, a Danny Cosméticos realiza a ‘Semana das Cacheadas’, um período em que sua loja on-line apresenta diversos descontos e condições especiais em produtos para os fios encaracolados. As promoções acontecem até o dia 27 de julho.
Nesta mesma data, o Instagram da rede recebe a convidada Camila Santos, influenciadora e embaixadora da marca Salon Line, para uma conversa especial sobre transição capilar e cuidados com os cachos. O encontro acontece via live, às 15h.
por Mariana Requena