Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
O verão é um dos períodos do ano que exige mais cuidados com a saúde da pele. A combinação do calor dos oceanos e continuidade do El Niño até março de 2024 propiciará que essa estação tenha máximas inéditas no Brasil, como aponta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e essa realidade requer uma atenção redobrada com a proteção do rosto. O contato com o sol, piscina, mar e outras características do clima desse período é responsável por aumentar a oleosidade, causar acne, e até as temidas manchas, mas elas podem ser evitadas com a adesão à uma rotina de skincare pensada para os dias ensolarados.
De acordo com a dermatologista Raissa Albanezi, é a exposição ao sol, calor e à umidade que aumenta a oleosidade da pele no verão. “Quem tem pele oleosa e mista tende a se incomodar mais nesse período, pois a umidade, associada à oleosidade da pele, deixa a aparência mais brilhante e os poros mais abertos”, explica. “Por isso, nessa época do ano é importante caprichar no uso de filtro solar, além de garantir uma boa higienização da pele”.
O protetor solar para a pele oleosa deve ter, além do acabamento matte, uma textura mais fluida, e ganha pontos se trouxer ativos que ajudem a controlar a produção das glândulas sebáceas, como o zinco. Vale também usar os filtros solares em pó, que podem ser utilizados ao longo do dia para retocar a proteção por cima da maquiagem. Já os ácidos para tratamento não precisam ser abolidos nessa estação, mas precisam ser suspensos, ao menos, três dias antes da ida à praia, ou em momentos de intensa exposição solar.
Já para uma pele bem limpinha e com poros livres para respirar, Raissa aposta, além na lavagem duas vezes ao dia, em uma técnica conhecida como ‘double cleasing’. “Essa limpeza, perfeita para ser feita a noite, consiste no uso de dois produtos diferentes. Comece com um demaquilante, água micelar ou cleasing oil, e depois lave o rosto com sabonete facial apropriado”, orienta.
Para além das espinhas e da oleosidade, as manchas, como o melasma, são problemas persistentes e que derrubam a autoestima, principalmente das mulheres, com tendência a se intensificarem na pele com a exposição ao sol, mas não só no ambiente externo. “A mancha também escurece com a luz visível, presente em ambientes internos, e até mesmo com o infravermelho, notado por nós como mormaço”, afirma a dermatologista. “Para se cuidar, mantenha-se em ambiente fresco, use base e protetor solar todos os dias, e água termal em situações quando o calor seja inevitável”.
Apesar de ser vista como um mal para a pele, a maquiagem é a única barreira que protege o rosto contra a luz visível, portanto o uso de base ou protetor solar com cor, de cobertura média ou alta, é um investimento para livrar-se das manchas indesejadas.
Use sem medo no verão!
por Mariana Requena