Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
Apesar do calor predominante em boa parte do Brasil, o outono já está em curso, e o inverno promete derrubar os termômetros, ainda que permaneçam acima da média para a estação. De acordo com previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mês de junho será quente, mas trará algumas características típicas dos meses mais frios, como neblina e baixas temperaturas durante a noite. É nesses períodos que os perfumes indicados para o outono e inverno entram em cena, cheios de presença.
Autoridade quando o assunto são fragrâncias no Brasil, Renata Ashcar, perfumista, autora e palestrante sobre o tema, acredita que essas estações são ideais para o uso de perfumes mais intensos e envolventes. “Minhas apostas para o inverno são os perfumes orientais”, afirma. “Eles trazem ingredientes mais adocicados, resinas, madeiras, âmbar e especiarias. Essa construção olfativa garante uma maior permanência na pele”.
Renata é a criadora da ‘Árvore Olfativa’, uma espécie de infográfico que divide os aromas em famílias e subcategorias. É com o uso dessa ferramenta que a especialista explica o motivo de indicar fragrâncias mais intensas para os períodos frios. “Os grupos olfativos da árvore vão do mais leve ao mais intenso, e essa ordem tem uma harmonia também com as estações do ano”, diz. “Os perfumes mais fortes, exceto em ocasiões especiais, devem ser reservados para o clima mais ameno”.
Apesar das tendências da estação, é importante considerar a personalidade e gosto pessoal na hora de escolher a fragrância ideal. Para as mais discretas, Renata sugere os chipres, aromas que combinam a elegância das flores com um fundo amadeirado. Já para as mulheres românticas, a indicação fica por conta de perfumes orientais florais, os quais carregam um lado envolvente, sem abolir a delicadeza.
Em uma brincadeira que finalizou a entrevista, Renata Ashcar teve a missão de ditar os ingredientes para a criação de um perfume perfeito para o inverno, e ela não correu do desafio. “Na saída, bergamota que traz o frescor com uma floralidade incrível. Nas notas de corpo, flores, como a rosa, por exemplo que me fascina demais, um ingrediente multifacetado”, descreve. “E nas notas de fundo, âmbar, fava tonca e sândalo. O resultado é perfume feminino, envolvente e confortável”.
por Mariana Requena