Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
Se você ainda tem a ideia de que maquiagem colorida é ‘coisa’ de criança e que não pode ser usada por adultos, pode parar por aí! Saiba que as cores chegaram com tudo e conquistaram as makes das fashionistas, deixando o status de infantilidade para trás, com uma remodelagem cheia de bom gosto e elegância.
As cores, principalmente nos olhos, foram marcas da maquiagem característica das últimas décadas nos anos 1900, grandiosas e cheias de exagero. Seguindo a máxima de que a moda sempre se recicla, a tendência está volta, ostentada por famosas como Manu Gavassi, Dua Lipa e Sabrina Sato.
Para o maquiador Leonidas Ishikawa, com 14 anos de experiência na área, atualmente as sombras coloridas voltam à tona de forma mais coordenada e harmônica. “Existem muitas formas de se trabalhar com as cores. As variadas combinações podem ser análogas, complementares, monocromáticas, e até mesmo harmonizadas com o cabelo, roupas e jóias”, diz. Para se conseguir um bom resultado com a mistura de tons, a dica do profissional é o uso do círculo cromático.
Velho conhecido dos profissionais maquiadores e visagistas, o círculo cromático é uma representação simplificada das cores que enxergamos – primárias, secundárias e terciárias -, organizadas de forma a facilitar com que junções entre elas sejam realizadas. Quando duas cores opostas no círculo são associadas, essa combinação é chamada de ‘complementar’. Se as cores escolhidas estiverem lado a lado no círculo, a mistura é conhecida como ‘análoga’. Com o uso dessas regras, a seleção de tons tende a ser mais compatível e bonita.
Além da seleta de cores, a seleção dos produtos a serem utilizados também faz grande diferença no resultado final de uma maquiagem colorida. As tonalidades mais vivas podem manchar e tons claros, como os pastéis, não exporem sua coloração de forma satisfatória se os itens de maquiagem escolhidos forem de má qualidade. Para a hora da compra, Ishikawa dá as dicas: “analise a textura e cobertura dos produtos, além de verificar se eles são facilmente aplicados, com possibilidade de esfumar a cor e, ainda assim, manter sua durabilidade”.
Com essas dicas anotadas, é só ‘se jogar’ nas cores e suas infinitas possibilidades. Delineados clássicos ou gráficos, esfumados e pálpebras multicoloridas – vale tudo! “Não tenha medo! Use as combinações cromáticas que não tem erro”, incentiva o maquiador Leonidas.
por Mariana Requena