Danny Cosméticos > Conteúdos Especiais > Não ao abandono, sim à adoção!
21.12.2020

Não ao abandono, sim à adoção!

Não ao abandono, sim à adoção! - Blog Danny Cosméticos

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de animais abandonados no Brasil já ultrapassa os 30 milhões. O cenário agravou-se ainda mais com a pandemia da Covid-19, período em que, seja pela crise ou pelo medo de que os bichos possam transmitir a doença, mais tutores buscam se desfazer de seus cães e gatos. Com o propósito de transformar essa realidade, a campanha Dezembro Verde, realizada em todo o país, tem foco em combater o abandono e também os maus-tratos contra animais.

Foi em meio a este período tão conturbado de epidemia, avassalador para muitas famílias e animais de estimação, que a história de um vira-lata preto mudou para sempre. Antes desnutrido e andarilho, hoje o cachorro tem nome e endereço: Dannynho, o mascote do Centro de Distribuição da Danny Cosméticos, em Americana, interior de São Paulo. Mychele da Silva, analista de logística da empresa, foi quem o encontrou no portão do local em um dia de calor. “Colocamos água, mas percebi que ele estava muito magro. Eu não consegui ir pra casa sem ajudá-lo”, relembra. “Entrei em contato com a diretoria da empresa com o objetivo de encontrar um dono para o cãozinho, mas a decisão nos surpreendeu: ele seria adotado pela Danny e ficaria aqui conosco”.

Dannynho é o mascote da Danny Cosméticos e querido pela equipe. (Foto: Arquivo Pessoal)

Desde então, Dannynho se tornou a sensação do ambiente de trabalho e conquistou toda a equipe, que oferece carinho e brincadeiras durante os horários de almoço e intervalo. Antes cão de rua, agora o animal recebe alimentação de qualidade, passeios, acompanhamento veterinário e banhos regulares no pet shop. Para Maria de Lourdes Sacilotto Scuro, diretora comercial e sócia-proprietária da Danny Cosméticos, responsável pela decisão da adoção, a sensação é de dever cumprido. “É gratificante. Sabemos que isso é muito pouco perto do número de animais sem lares, mas é uma vida que pudemos salvar”, afirma. “O amor que recebemos em troca é impagável”.

Diretora da empresa afirma que adoção é ‘gratificante’. (Foto: Arquivo Pessoal)

Adoção Consciente

De acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil, existem cerca de 370 ONGs e entidades que operam em favor da proteção animal no país, locais os quais abrigam mais de 170 mil animais que aguardam um lar. Entre essas organizações está a SPASB (Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste), que atua com atendimento veterinário gratuito, castração e abrigo para cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

A ONG, fundada em 1995, começou com a ideia de recolher alguns bichos, e hoje acolhe, anualmente, em torno de 150 animais de rua, além de atender mais de 1.200 para tratamentos de saúde sem custo para a comunidade de baixa renda, evitando assim mais abandonos. “A campanha Dezembro Verde reforça nosso objetivo diário de impedir o abandono a qualquer custo, além de incentivar a adoção, que é um dos nossos pilares, pois sem ela não é possível acolhermos mais animais necessitados’, garante Maria Luiza Furlan, presidente da SPASB. A voluntária também explica que o abandono causa transtornos para toda a comunidade, com a transmissão de doenças e perturbação emocional pelo sofrimento dos ‘peludos’.

Por meio da ONG, Gabrielli adotou sua companheira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi por meio do trabalho da SPASB que Gabrielli Oliveira, 20, realizou o sonho de adotar um cão. Em visita à feira de adoção da ONG, ela se apaixonou por uma pequena vira-lata, que nomeou com nome de sobremesa: Cookie. “Ela vive como todo cão deveria viver – sendo ele de raça ou não -, com amor, carinho e segurança”, conta a tutora, que fez até tatuagem em homenagem à ‘cadelinha’. “Fico extremamente feliz em poder proporcioná-la uma vida digna”.

Cachorra ‘Cookie’ ganhou tatuagem em sua homenagem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo com toda a necessidade de encontrar novos donos para os animais do abrigo, a presidente da SPASB alerta para a adoção consciente. “Adote apenas se tiver condições emocionais e econômicas para isso. Tenha em mente que essa ação é para sempre, até o final da vida do bichinho”, ressalta Maria Luiza.

Quer adotar? Entre em contato:

Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste – SPASB
Rua Cabreúva, 300 – Vila Lola – Santa Bárbara d’Oeste/SP
Tel.: (19) 3455-1798


Instagram: @sosanimaisspasb
Facebook: SPASBP – SOS Animais

por Mariana Requena

Comentários
Compartilhar