Danny Cosméticos > Dicas > No tempo da beleza – 100 anos de história
09.03.2018

No tempo da beleza – 100 anos de história

No tempo da beleza – 100 anos de história - Blog Danny Cosméticos

Qual o estilo da sua beleza? Hoje somos livres para usar o que bem entendermos, fazer a make que combina com o nosso dia e o penteado que mais nos agrada. Mas até chegarmos aqui, foi teempo viu. Olha só como os gostos  mudaram de acordo com cada época, do século 20 ao 21.

Belle Époque – 1901 a 1919

Tempo de sofisticação e feminilidade. Nessa época, um alemão criou o permanente que levava 12 horas (isso mesmo!) para ficar pronto. Na maquiagem, o pó branco rosado feito de arroz era o queridinho das mulheres, por trazer brilho e juventude ao rosto. O batom um líquido vermelho verniz, e só. Pó, batom e penteados volumosos com adereços – chapéus, flores, plumas e pente de prata, um item que demonstrava a posição social de cada mulher.

Os loucos anos 20

Cabelos mais curtos e menos rebuscados, com enfeites como fitas de veludo ou de seda, a mulher começa a ter a sua independência. O batom era desenhado em formato de coração, com o canto dos lábios sem cor. Nos olhos, dá-lhe máscara de cílios e sombras pretas e claro, seguido pelo pó e o ruge (o blush na época).

Em 1928, a novidade foi o curvador de cílios e o gloss labial.

Destaque – Para a glamourosa Coco Chanel, que exibia seus cabelos em corte reto e com franja.

Luxo dos anos 30

Foi aqui que as colorações chegaram para mudar todo um estilo. Os penteados eram bem harmônicos, modelados e ondulados. Na make, sombras escuras, que destacavam o côncavo para um olhar melancólico, com cílios curvados e muita máscara. Agora pasmem! As sobrancelhas eram depiladas (what?!) e redesenhadas com lápis ou tinta. O blush mudou o tom para castanho e o batom vermelho reinou nos lábios femininos.

É aí que surge o pancake (um tipo de base cremosa).

Anos Clássicos

Durante a década de 40, as linhas perfeitas eram valorizadas e diversidade era a palavra do momento. A maquiagem se torna individual, com tonalidades diferentes para cada pele através do processo de cílios postiços, batom delineado e pancake. O hair adotado foram os longos cabelos divididos na lateral, deixando uma mecha cobrir o rosto, e outra tendência eram as redinhas bordadas. É o tempo das pin-ups!

Anos Dourados

Combinadinhas! As makes seguiam as cores das roupas e o pó compacto virou um item essencial na bolsa delas, além do lançamento do delineador líquido para criar os olhos gatinhos. Inspirados nas musas do cinema como Marilyn Monroe, os cabelos nos anos 50 eram curtos e ondulados.

Nós somos jovens!

Os anos 60 foi liderado pelas manifestações dos jovens e por isso o visual era mais liberal. Olhos marcados em preto (muita máscara, muito lápis, muita sombra, muito delineador) com batons bem claros. Os tipos de cabelos variavam, mas os longos com penteados altos, apliques e enchimentos eram os preferidos. Entram aí os cuidados com a pele, produtos para limpeza, tonificação e hidratação.

Hippies

A década de 70 foi marcada pela moda hippie. Valia de tudo! Black Power, cabelos repicados, com cortes em camadas e livres, leves e soltos. A atriz Farrah Fawcett foi a referência da época, muito copiada também por suas luzes. A make era mais leve e natural com produtos cremosos, sombras claras e brilho labial.  

O exagero dos anos 80

Cabelos desfiados, soltos, compridos e muitas cores na maquiagem eram o hit do momento. O cabelo molhado com gel e mousse também fazia sucesso. Muito brilho e sofisticação! Surge o pó bronzeador.

Para que tribo eu vou?

Os anos 90 foram marcados pelas tribos urbanas – patricinhas, nerds, surfistas, góticos… Duas representações de beleza  – Naomi Campell e Kate Moss. A maquiagem seguia o minimalismo, um tipo de natural sofisticado. E tudo era tendência nos cabelos, várias cores e cortes para a mulher escolher, bem no seu estilo. Mas o loiro com fios lisos eram os queridinhos.

Mudança de Século

Chegamos aos anos 2000 e com tendências únicas. Na make, aparecem cores mais quentes e tons coloridos. No cabelo prevalecem os cabelos lisos e contrastantes, sendo fios escuros por baixo e platinados por cima.  

E agora?

A beleza é democrática! A tendência do momento é se amar e ter a make e cabelo que quiser. Muitos visuais das outras décadas estão voltando com tudo e deixando nossos dias ainda mais lindos.

Vale a pena curtir um pouquinho de tudo, experimentar e ser feliz!

Olha só essa linha do tempo com looks das brasileiras feito pelo canal Cut:

Conta pra gente nos comentários abaixo qual década faz mais a sua cabeça.

Beijos e até a próxima! ;*

Comentários
Compartilhar