Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
Inimigas ferrenhas das mulheres, as celulites e estrias ocupam alguns dos lugares mais altos no ranking de suas preocupações estéticas. Essas marcas também podem ser visíveis nos homens, mas os corpos femininos são os mais suscetíveis, principalmente por conta do acúmulo de gordura – em locais como nádegas ou coxas – e alterações hormonais. Apesar do receio que envolve o assunto, as celulites e estrias são marcas comuns e que podem ser amenizadas e, até mesmo, evitadas.
Segundo a cosmetóloga e esteticista Claudia Lujan, as celulites e estrias podem aparecer relacionadas a diversos fatores do cotidiano, como sedentarismo, má alimentação, oscilação de peso e até mesmo por conta do uso de anticoncepcionais. No caso das celulites, seu surgimento pode acontecer por conta de fatores genéticos e variar em graus de intensidade. “Inicia-se com a presença de alterações do relevo da pele, o famoso aspecto ‘casca de laranja’, e pode progredir para a diminuição da temperatura local, retrações com grandes ondulações, grande déficit circulatório e até mesmo dor intensa no local”, afirma.
Já as estrias são formadas quando as fibras de colágeno da pele se rompem, formando lesões que lembram cicatrizes, inicialmente avermelhadas e que tornam-se brancas com o tempo. Uma vez que as estrias existem, elas nunca mais desaparecerão, mas podem ser amenizadas com o uso de tratamentos dermatológicos adequados.
De acordo com Claudia, a prevenção é o melhor tratamento, portanto alguns hábitos devem ser revistos por quem quer evitar o surgimento das celulites e estrias. A hidratação corporal é um elemento importante nesse quesito. A esteticista explica que, para encontrar a quantidade ideal de água a ser ingerida no dia, deve-se multiplicar o peso corporal por 35. O valor encontrado é a quantidade em mililitros de água e outros líquidos que devem ser bebidos diariamente para manter o corpo bem hidratado.
A prática de exercícios físicos também é essencial no combate às estrias e celulites, assim como a adoção de uma alimentação mais saudável, com a redução do consumo de produtos industrializados, refrigerantes e açúcares. “O excesso de bebidas alcoólicas também agrava, e muito, o quadro da celulite, além de favorecer o ganho de peso e, consequentemente, o surgimento das estrias”, alerta a especialista.
Para quem já sofre com esse tipo de disfunção estética, os tratamentos estéticos podem ajudar a amenizar o quadro. A drenagem linfática, a eletroterapia e a fototerapia são abordagens eficientes no caso da celulite, enquanto a radiofrequência fracionada, a carboxterapia e a laserterapia são aliadas contra as estrias. Principalmente no caso desta última, o tratamento deve ser iniciado logo que se perceba o seu surgimento. “O tratamento das estrias representa um desafio e os resultados nem sempre são satisfatórios. O ideal é que seja realizado logo que surjam, na fase em que são recentes e ainda rosadas”, indica Claudia.
Em casa, o tratamento deve continuar com o uso de dermocosméticos que contenham ativos específicos contra as celulites e estrias. Para o combate às celulites, busque no rótulo componentes como cafeína, centella asiática ou pimenta negra. Se o foco são as estrias, os óleos e cremes ultra hidratantes são os melhores aliados. “Una esses cuidados ao uso de esfoliante de média abrasão uma vez por semana, e evite banhos muito quentes todos os dias, principalmente com buchas abrasivas: esse hábito pode causar ressecamento da pele e até mesmo propiciar dermatites, o atrapalha o tratamento da celulite e estrias”, instrui a esteticista.
Escolha o melhor produto para a sua necessidade:
por Mariana Requena