Envio realizado com sucesso!
Obrigada por realizar o seu cadastro =D
O crescimento do interesse pelo veganismo pode marcar uma nova era de consumo consciente, impulsionada pela busca da população em reduzir a demanda por carne, assim como o sofrimento animal. De acordo com dados do Instituto Ipsos, especialista em pesquisas de mercado, 28% dos brasileiros dizem procurar consumir menos carne, decisão que reflete no crescimento anual de cerca de 40% do mercado vegano no país. Tal demanda fez com que diversas indústrias do setor de beleza optassem por criar linhas veganas que, em alguns casos, se estendem para toda a produção da marca.
Diferente dos vegetarianos – que decidem não ingerir carne, porém ainda mantém o consumo de derivados animais, como o leite -, o veganismo é uma filosofia de vida que prega a abdicação total de qualquer item que possa envolver danos aos bichos, o que não se limita à alimentação, mas inclui também roupas, artigos de limpeza e cosméticos.
Mesmo para quem não é adepto do veganismo, os produtos de beleza que não contém insumos animais podem trazer diversos benefícios, sejam eles para a aparência ou para a consciência. Com o objetivo de te ajudar a entender melhor sobre o tema e incentivar a opção por produtos veganos, listamos abaixo suas quatro principais vantagens.
Sem dúvidas, esse é o mais importante argumento para optar por produtos veganos. Os testes em animais são cruéis e encurtam a vida de milhões de seres em todo o planeta. Mantidos em pequenas gaiolas, os animais de laboratório são submetidos a diversas e brutais experiências, e descartados quando não mais necessários. A rotina impiedosa desses bichinhos é retratada de forma esclarecedora no curta ‘Salve O Ralph’, que viralizou na internet no primeiro semestre do ano, comovendo os internautas.
Além de não serem testados em animais (cruelty free), os artigos de beleza veganos também não carregam nenhum insumo de origem animal em toda a sua cadeia de produção, ponto que elimina com maior certeza o sofrimento desses seres para desenvolvimento dos cosméticos que amamos.
Se você sofre com sensibilidade ou irritações que são agravadas pelos cosméticos, os produtos de beleza veganos podem resolver esse problema. Normalmente produzidos com matérias primas naturais, esses itens são menos agressivos para a cútis e tendem a reduzir reações alérgicas. Além do mais, os materiais colocados sobre a pele – o maior órgão do corpo – podem ser absorvidos pela corrente sanguínea, portanto produtos com ingredientes puros reduzem os riscos à saúde.
Até mesmo no caso de produtos capilares, que ficam em contato com o couro cabelo, a opção por shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento veganas é benéfica, sendo responsável pela redução da queda e caspa com seu uso prolongado.
A exploração animal, além de perversa, também acarreta danos à natureza, como a desflorestação e poluição. De acordo com levantamento do Instituto Imazon, o atual desmatamento da Amazônia é o maior nos últimos dez anos, e até agora esse bioma já teve 17% de seu território destruído, algo em torno de 729 mil km².
Marcas veganas engajadas com a proteção animal preocupam-se também com a preservação ambiental, e o cultivo de seus ingredientes é feito de forma sustentável. Além do mais, as embalagens de seus produtos é pensada de forma sustentável, com o objetivo de reduzir o impacto dos resíduos humanos na natureza.
Com o número cada vez maior de marcas veganas, o mercado se tornou disputado e os preços caíram. Já se foi o tempo em que “vegano” era sinônimo de luxo ou preços altos: atualmente, o valor dos produtos livres de sofrimento animal é muito próximo ao de outros comuns – com qualidade igual e, em alguns casos, até superior. ‘Bora’ testar?
Opte pelo consumo consciente:
por Mariana Requena